Este é realmente um resultado bastante surpreendente e histórico na trajetória da Seleção da Geórgia no Campeonato Europeu de 2024. Vencer a tradicional e poderosa equipe de Portugal por 2 a 0 é sem dúvida uma façanha impressionante para a humilde, mas combativa equipe georgiana.
No confronto da 3ª rodada do Campeonato Europeu de 2024, pelo Grupo F, a humilde, mas combativa seleção da Geórgia protagonizou um feito histórico ao vencer, de forma convincente, a poderosa e tradicional equipe de Portugal por 2 a 0, no dia 26 de junho. Os destaques da surpreendente atuação e vitória georgiana foram os gols marcados pelos talentosos atacantes Khvicha Kvaratskhelia e Giorgi Mikautadze, este último anotando de pênalti.A vitória da Geórgia sobre a seleção portuguesa configurou um dos grandes resultados da fase de grupos dessa edição do Campeonato Europeu. Antes do jogo, a Geórgia era amplamente vista como a “equipe pequena” do grupo, tendo seus chances de avançar à próxima fase consideradas remotas pela maioria dos analistas e torcedores. Porém, a determinação e o ímpeto dos jogadores georgianos surpreenderam a todos, com uma atuação coesa e de muita raça, sufocando e neutralizando a tradicional qualidade técnica dos portugueses.O triunfo consolidou a Geórgia como uma das grandes sensações da competição até o momento. A jovem seleção caucasiana, liderada pelo experiente técnico Willy Sagnol, vem conquistando a admiração de todos no torneio com seu futebol alegre, veloz e ofensivo. Após vencerem a Turquia na estreia e empatarem com a República Checa na segunda rodada, os georgianos deram um novo passo importante rumo à classificação inédita para as oitavas de final de um Campeonato Europeu.
Este gol de pênalti marcado por Giorgi Mikautadze permitiu que o atacante se tornasse o quarto jogador na história a balançar as redes em cada um dos três primeiros jogos de sua seleção em Campeonatos Europeus. Antes dele, tal feito havia sido alcançado apenas pelo atacante da seleção da União Soviética, Viktor Ponedelnik, nos Euros de 1960 e 1964, pelo centroavante da Bulgária, Hristo Stoichkov, no Euro 1996, e pelo ponta-direita do País de Gales, Gareth Bale, no Euro 2016.Mikautadze, com seus gols decisivos, vem se firmando como um dos grandes destaques individuais do torneio até aqui. Aos 23 anos, o jovem atacante georgiano chega a esta competição após uma temporada de destaque pelo seu clube, o Dinamo Tbilisi, onde se sagrou artilheiro do Campeonato Georgiano. Sua evolução e ascensão na seleção nacional têm sido impressionantes, e o jogador promete se tornar uma das revelações do futebol europeu nos próximos anos.